sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Conheça o DUBSTEP

O que é?

   Dubstep é um genero de música eletrônica surgido no sul de Londres, Inglaterra, no íncio da década de 2000. Se caracteriza por ser uma música instrumental eletrônica com influencias das texturas e o ritmos digitais do Dub dos anos 1980 e do ritmo urbano 2-step. Se diferencia do grime, bassline e grindie por geralmente não apresentar vocais ou rapping.
-Wikipédia



Resumindo:

   Dubstep é um estilo musical (foda) que vem se tornando cada vez mais popular dentro da europa, principalmente na inglaterra, país de origem do gênero. O estilo, evoluiu de forma independente na chamada cena UK Garage do Sul de Londres, e é derivado de estilos como o House, o Electro, o Drum'n'bass e, logicamente, do Dub. O Dubstep geralmente possui um ritmo de 140 bpm, em uma batida de duas etapas (2-step), diferentemente da batida 4/4 do house que já estamos acostumados.

   Ele ainda é considerado como um ritmo novo, surgiu no início da década passada, porém, foi no ano passado em que o estilo "estourou" de vez. Foram inúmeras produções, muitas de alta qualidade e artistas que consagraram o seu nome dentro do estilo.

   Aqui no Brasil o estilo ainda não é muito conhecido, apesar de já haver artistas que o produzam. Então, é por conta  disso que eu quero compartilhar com vocês uma lista de 10 vídeos com os melhores artistas do gênero em 2010. Além disso, também passarei a postar vídeos e novidades fresquinhas sobre Dubstep aqui no blog. Espero que gostem.

Nero - Me And You


   Formado pelos produtores ingleses Daniel Stephens e Ray Joe, NERO vem se tornando um grande nome nas cenas de Dubstep e Drum and Bass. O single da dupla está entre os mais vendidos do gênero nos sites de vendas.
   Além de "Me And You", NERO produziu este ano outros dois singles de sucesso: "Welcome Reality" e "Innocence". Eles também fizeram ótimos remixes em músicas como "Ghosts 'n' Stuff" do Deadmau5 e em "You Used To Hold Me" de Calvin Harris.




Modestep - Feel Good

   Banda Londrina que com este vídeo conseguiu mais de 1 milhão de visualizações no YouTube em menos de um mês. Além do single "Feel God", a banda também fez recentemente um remix da música "Fuck You" do cantor Cee Lo Green que ficou ótimo.
  O que diferencia Modestep dos outros artistas de Dubstep é a sua capacidade de fazer shows ao vivo, com tambores, guitarras, sintetizadores, pianos, vocais, percussão, DJ e o que mais tiver direito.



Tek-One - Broken String

   Tek-One é um duo de Londres, que faz um tipo mais inteligente de dubstep, são reconhecidos pelos seus sons extremamente pesados e enérgicos que fazer a galera balançar.
   Assim como "Broken String", o primeiro single da dupla, eles também lançaram dois remixes, em "The Gift" - Way Out West e em "Bring Me The Horizon" - Sleep With One Eye Open.




Freestylers v Pendulum feat. SirReal - Painkiller (Kouncilhouse Remix)

   Este é pessoalmente um dos meus Dubsteps favoritos, o remix "Painkiller" foi feito por um dos produtores mais brilhantes da Inglaterra, Kouncilhouse.  O Dj foi um dos grandes destaques de 2010, lançou dois belíssimos singles,  "I Don't Care" e "Demons", também remixou um grande sucesso de Moby: "Porcelain". 
   "Painkiller"  faz um tipo mais agitado de Dubstep, pode-se notar claramente as influências do Rap e também do Electro.  



Dubba Jonny - All In
  
   Esta é uma dupla inglesa, pelos produtores Jonny Gash e Dubba The Slut (daí o nome). Como se pode notar no vídeo Dubba Jonny costuma misturar instrumentos de percursão junto ao Dj em seus shows. A dupla foi formada há pouco tempo, em 2009, também possui outros singles como "Home", além de uma série de remixes que vêm lhes dando espaço entre os artistar mais conhecidos.



Chase & Status - 'Let You Go' Feat. Mali

   Agora vou falar de uma  das duplas mais famosas da Inglaterra, Chase & Status, dos produtores Saul Milton e Will Kennard. Apesar da sua especialidade ser o Drum and bass, a dupla tem produzido o Dubstep com muita frequência e de excelente qualidade.
   Se você gostar da dupla aí vai uma grande dica, é o single "Blind Faith", este faz uma mistura de elementos do Reggae com vocais do Soul que ficou extremamente sensacional.



Katy B - Katy On A Mission

  Katy B é uma cantora inglesa de grande destaque na cena Dubstep. A cantora tem se dedicado por completo ao estilo, ela é das recordista em popularidade no gênero, só o single "Katy On A Mission" já possui mais de 10 milhões de visualizações no YouTube. Em 2010 a cantora também lançou outros dois singles de peso, são "Lights On" e "Louder", além também de outros dois feito em parceria com Magnetic Man, que são "Perfect Stranger" e "Crossover".



Rusko feat. Amber Coffman - Hold On

   Outro artista que também merece grande destaque com certeza é o inglês Rusko. Christopher Mercer como também é conhecido é sem dúvida um dos melhores artista do Dubstep, é responsável por diversas produções no gênero e remixes de artistas como The Prodigy, Basement Jaxx e Little Boot.
   "Hold On" foi o single de maior sucesso do artista o ano passado.



Freestylers Ft. Belle Humble- Cracks (Ctrl Z Remix)

   Mais uma brilhante faixa da dupla londrina Freestylers, composta pelos produtores Aston HarveyMatt Cantor. Desta vez o single vem acompanhado do maravilhoso remix da também dupla londrina Ctrl Z, formada pelos produtores Tommy Dash e Nails Nicky. Ambas as duplas possuem uma carreira de muito sucesso no Dubstep, juntas então são capazes de produzir monstruosos singles como o feito em "Cracks".



Example - Kickstarts (Bar 9 Remix)

  Este é um excelente remix de um enorme sucesso de Example, "Kickstarts". O remix foi feito pelo inglês Bar9, outro talento do Dubstep. Suas produções possuem um caracter bem pesado. 
   O ano passado Bar9 também lançou o incrível single "Piano Tune", que vale muito a pena escutar.




Fora da Inglaterra

   Eu não poderia deixar de mencionar aqui um dos Djs que também foi destaque no Dubdtep o ano passado, este foi Deadmau5 com os single "One Trick Pony" e "Raise Your Weapon". A sua gravadora, a Mau5trap também foi reponsável por lançar outros dois artitas de peso, que são Skrillex e Feed Me.

Deadmau5 - One Trick Pony (Ft. Sofi) by Business As Usual

Deadmau5 - Raise Your Weapon by lewisia2009

   Skrillex com o seu monstruoso Dubstep "Scary Monsters", que rapidamente tomou a primeira posição como a música mais vendida no site Beatport.

Scary Monsters & Sprites - Skrillex by Rockka

   Feed Me produziu "Cloudburn" e "Blood Red" que também se mantiveram entre as mais vendidas do site.

Feed Me - Cloudburn feat. Tasha Baxter by KostiantynR

Feed Me - Blood Red by iDropBombs2

   Outros produtores de Electro-house também tem produzido Dubstep, devido a grande semelhança entre os estilos. Como é o caso do canadense Hirshee com a incrível "Burn It Up", Calvertron com "Bring The Bass Back" e Far Too Loud com "The Ides", (PS: os dois ultimos ingleses).

Hirshee & Messinian - Burn It Up (Hirshee's Bass Mix) by Hirshee

Figure vs Calvertron - Bring The Bass Back (Calvertron Remix) OUT NOW by Figure

Subsource - The Ides (Far Too Loud remix) clip by Far Too Loud

   Aqui no Brasil a dupla mineira Dirtyloud diz estar trabalhando com o estilo, mais ainda não foi lançado nenhum single oficialmente.




Bem, é isso aí pessoal. Espero que tenham gostado do meu post. Deixe um comentário dizendo o que achou do estilo e se você acha que vai pegar aqui no Brasil também. OBRIGADO

9 comentários:

  1. Velho... Curti muito seu blog... Não sou um profundo conhecedor de m´usicas eletronicas. Mas curto muito. E seu blog é demais. Tenho um blog tambem, www.hilarianttemente.blogspot.com . E toda quarta-feira posto uma música... E na proxima quarta vou pegar uma música do seu blog. Blz... Pode dexa que vou indicar seu blog no post... firmeza... Parabens Felipe...

    ResponderExcluir
  2. Pô cara....valeu mesmo pelo apoio!!!
    Pode ficar a vontade de pegar uma música ae
    o blog é pra isso mesmo....hehehehe
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Blog bem feito, texto bem escrito e dubstep é do caralho mesmo, hehehe

    ResponderExcluir
  4. boas a todos muito bom esse blog a comunidade do dubstep esta a crescer e muito continua assim felipe tens todo o meu apoio continua a divulgar o dubstep ... abraço de Portugal...

    ResponderExcluir
  5. Rusko é muito bom, não que o outros não sejam, mas gostei mais.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o post.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  7. otimo blog.. otimo gosto, você é foda.

    ResponderExcluir
  8. Vei o blog ta foda d+, venho buscando blogs sobre music eletro faz mó tempão, achei o seu o mas completo.

    ResponderExcluir
  9. Projeto Brasileiro De Dubstep

    http://www.youtube.com/watch?v=R7Gv9MCrrbc

    Publicado em 10/08/2012

    Artista - Furyo Live
    Musica - Braces Teef (Original Mix ) Ep
    Selo - Minasan Records
    Furyo live
    http://furyolive.blogspot.com.br/

    Mixcloud:
    http://www.mixcloud.com/furyolive/

    Soudcloud
    http://soundcloud.com/furyolive

    Facebook
    http://www.facebook.com/pages/Furyo-Live/180625548645790

    Bookings
    Furyolive@hotmail.com

    ResponderExcluir