segunda-feira, 30 de julho de 2012

Os Maiores Festivais de Música Eletrônica do Mundo

   Estará acontecendo neste final semana na Bélgica o festival de música eletrônica Tomorrowland, um dos maiores festivais do mundo que conta com a participação dos melhores Djs e produtores da atualidade. Para aproveitar a ocasião, eu quero falar também de outros grandes festivais ao redor do globo que foram ou serão realizados este ano e um pouco da história de cada um deles. Mais adiante farei outro post falando sobre os maiores festivais da EDM que acontecem aqui no Brasil.   

Tomorrowland

   A começar por ela, Tomorrowland, um festival que teve sua primeira edição em 2005 e é realizado na Bélgica. Ela foi inspirada no festival Mysteryland, que está em vigor desde 1993 na Holanda. Baseia-se em uma decoração de conto de fadas, uma maneira mágica para o público apreciar a música eletrônica. Na versão deste ano, Tomorrowland conta com um impressionante line-up de 400 DJs, incluindo nomes bem conhecidos como Avicii, Swedish House Mafia, Skrillex, Hardwell, David Guetta, Steve Aoki e Afrojack. Também terá este ano a primeira participação de brasileiros no festival, que é será a dupla carioca Felguk. A festa atrai um público de aproximadamente 180 mil pessoas, vindas de todos os cantos do mundo. Confira o trailer oficial do festival:









Electric Zoo

   Outro grande festival que está por acontecer é o Electric Zoo. Ele será realizado na grande cidade americana de Nova Iorque entre o final de agosto e o começo de setembro. Inaugurado em 2009, o Electric Zoo trazia logo de cara atrações como Armin van Buuren, Deadmau5, David Guetta e Ferry Corsten, embora teve um público 26 mil pessoas. Mas nos anos seguintes o festival se expandiu muito, passando a ter 3 noites e abrigando mais de 80 mil pessoas. Na versão de 2012, o Electric Zoo traz um line-up com mais de 100 artistas, entre eles David Guetta, Laidback Luke, Hardwell, Axwell, Above & Beyond, Dada Life, Sander van Doorn, Benny Benassi, Wolfgang Gartner, Martin Solveig, Tiësto, Skrillex,Knife Party, Dash Berlin e Diplo. Quer mais que isso? 





Creamfields

   Se é para falar em um festival com anos de tradição, então nenhum é melhor que Creamfields. Nascido em Liverpool (Inglaterra) em 1998, o festival tinha como ideia reunir as principais vertentes da música eletrônica em um grande espaço com milhares de jovens e os principais DJ's do mundo. Seguidos anos após sua inauguração, tornou-se o mais importante evento de música eletrônica do mundo. Atualmente, o festival é realizado em diversos países, inclusive no Brasil, que este ano aconteceu na cidade de Florianópolis. O maior publico já registrado em uma Creamfields foi em Buenos Aires, quando aproximadamente 75 mil pessoas compareceram ao festival. O evento oficial na cidade de Liverpol, está marcado para a metade do mês de agosto e trará nomes como os que você verá no vídeo a seguir:










Sensation

   Assim como a Creamfields, a Sensation também é realizada em diversos países do mundo. Ela é conhecida por ser o maior festival indoor (ambiente fechado) de música eletrônica, atraindo públicos de até 40 mil pessoas. A Sensation teve origem em Amsterdam, Holanda, no ano de 2000. O evento era dividido em duas versões, a Sensation White, que se concentrava mais no Trance e na House music, e a Sensation Black, que se concentrava em estilos mais "sombrios" como o Hardstyle e o hardcore. Sendo a Sensation White a edição mais bem sucedida, em 2008 resolveram batiza-la de "Sensation" apenas, a Sensation Black por sua vez passou a ser chamada de "Black" apenas. Anteriormente, a Sensation costumava ser um evento mais voltado a música Trance, trazendo nomes como Tiësto, Armin van Buuren, Ferry Corsten, Paul van Dyk e Sander van Doorn, mas como a popularidade do estilo recuou nos últimos anos o festival se adaptou alterando a sua programação para adicionar também o House e o Electro house. Aqui no Brasil o evento é conhecido como Skol Sensation, e na sua última edição teve a participação dos Djs Dennis Ferrer, Armand van Helden, Fedde Le Grand, Joris Voorn & 2000 and One, Wehbba e o Dj residente da festa Mr. White. Abaixo o vídeo da Sensation 2012 Amsterdam:



Sigam-me no Facebook e no Twitter e fiquem por dentro de todas as novidades da música eletrônica. Obrigado!



12 comentários:

  1. só faltou uma coisa, falar do defqon.1 que se eu não me engano é muito mais organizado que a tomorrow na minha opinião, a unica diferença é que ele ocorre na australia

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. claro ai acordasse e visse que foi so um sonho ne :) kkkkkkkkk

      Excluir
  3. e a Universo Paralelo?

    ResponderExcluir
  4. Dream Valley Festival
    Da uma olhada, primeira edição vai ser em novembro, área da festa é 14km²(no Beto Carrero World que é o maior parque temático da América Latina).
    Essa festa esta sendo Feita pela Green Valley, segundo melhor Club do mundo, eleito pela DJ Mag 2012.
    E é no brasil.
    Site: http://www.dreamvalleyfestival.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, estou sabendo!!
      Em breve farei um post só com os festivais realizados aqui no Brasil.

      Excluir
  5. Tambem acho que alguns festivais não foram citados, tipo defqon.1 e UMF . Mais sei la, a lista ta mto boa espero ir em todas quando tiver a oportunidade

    ResponderExcluir
  6. Faltou EDC Las Vegas, UMF Miami, Trance Energy (extinta) e cara voce esqueceu a mais importante de todas que é á "Love Parade".

    Abrs

    ResponderExcluir
  7. ninguem supera a tomorrowland u.u

    ResponderExcluir
  8. faltou Indian Spirit e a melhor d todas, Ozora Festival... Ozora é a festa mais toooop q existe...

    ResponderExcluir